segunda-feira, 8 de março de 2010

Biografias - GEORGE STEINER

in "Os livros que não escrevi", título original ."My Unwritten Books" , 2008 , editado por Gradiva- Publicações,S.A., tradução por Miguel Serras Pereira :

GEORGE STEINER nasceu em Paris, em 1929.Iniciou a sua carreira académica, em 1956, na Universidade de Princeton. Desde então, tem-se dividido entre as mais prestigiadas universidades do Mundo: Yale, Cambridge, Oxford, Genebra, Nova Iorque, Harvard. Em 1998 recebeu o Prémio Truman Capote(relativo a toda a sua carreira) e foi eleito Membro da Academia Britânica. Actualmente é Professor Weidenfeld de Literatura Comparada na Universidade de Oxford, Professor Charles Eliot Norton de Poesia na Universidade de Harvard e Extraordinary Fellow na Faculdade Churchill da Universidade de Cambridge.
Em termos de produção escrita, destacam-se os ensaios de crítica literária,a ficção e a contribuição regular,com recensões e artigos em revistas e jornais como The New Yorker, Times Literary Supplement e The Guardian.
Vive em Cambridge, no Reino Unido.

Leituras - George Steiner

in " Os livros que não escrevi" :

"(...) A democracia sob a sua versão populista e tecnocrática, transformou-se no direito de fazer dinheiro e sempre mais dinheiro para além de toda a necessidade racional e de toda a dignidade humana. Daí o desencanto muitas vezes violento dos jovens e a atitude de abstenção crescente que adoptam em relação ao exercício da cidadania.(..."

"(...) As minhas posições políticas são a defesa da intimidade e da obsessão inteletual. Atendem à imemorial injunção que Dante pronuncia por meio da voz de Ulisses : "Não fomos feitos para viver como brutos, come bruti , mas para seguir a virtude e o conhecimento, onde quer que nos levem , e seja a qual for o seu custo pessoal e social." (...)"